Marcos 5:1-20, Mateus 8:28-34 e Lucas 8:26-39 - Nesses textos temos um relato comum e interessante, vale a pena esboçar alguns pontos importantes, acompanhe comigo. Jesus atravessa o outro lado do mar na província dos gadarenos e logo um homem oprimido (provavelmente um camponês) vai ao seu encontro na praia, o mar no oriente é símbolo do caos primordial (desordem), Jesus vem como dominador do mar e libertador dos fracos e oprimidos e como aquele que traz segurança e ordem para um ser humano que estava no caos. O demônio se identifica como legião, esse termo denota uma legião de soldados romanos que variava de 1.000 a 8.000 mil homens (Na época de Jesus o império dominante era Roma e explorava os camponeses com altas taxa de tributação, quem não pagava perdiam bens, filhas e etc... muitos viravam mendigos e bandidos). Então temos: mar (caos e desordem), ser humano (oprimido e explorado), demônio (todo sistema opressor e explorador) e Jesus (libertador e trazedor da ordem e segurança). O fato ai não é o demônio espiritual e sim o demônio real (Sistema explorador e opressor) que causou o desabrigo, a falta de vestimenta, a ida desse homem para morar no cemitério (Lugar extremo e impuro para todo judeu da elite) e sua condição de mendigo, Jesus encontra ele ao lado do mar (caos e opressão do sistema) e o restabelece de forma holística ( social, religioso, familiar e etc..), traz dignidade e vestimenta para um camponês que perdeu suas posses, foi oprimido pelo demônio (Roma) e jogado nos piores locais da sociedade. Jesus ergue-se como o libertador dos fracos e oprimidos.

Alguns textos Bíblicos:
E chegaram ao outro lado do mar, à província dos gadarenos. E, saindo ele do barco, lhe saiu logo ao seu encontro, dos sepulcros, um homem com espírito imundo; ( Marcos 5:1-2)
E, quando desceu para terra, saiu-lhe ao encontro, vindo da cidade, um homem que desde muito tempo estava possesso de demônios, e não andava vestido, nem habitava em qualquer casa, mas nos sepulcros. (Lucas 8:27)
E perguntou-lhe Jesus, dizendo: Qual é o teu nome? E ele disse: Legião; porque tinham entrado nele muitos demônios. (Lucas 8:30)
E saíram a ver o que tinha acontecido, e vieram ter com Jesus. Acharam então o homem, de quem haviam saído os demônios, vestido, e em seu juízo, assentado aos pés de Jesus; e temeram. (Lucas 8:35)
Jesus, porém, não lho permitiu, mas disse-lhe: Vai para tua casa, para os teus, e anuncia-lhes quão grandes coisas o Senhor te fez, e como teve misericórdia de ti. E ele foi, e começou a anunciar em Decápolis quão grandes coisas Jesus lhe fizera; e todos se maravilharam. (Marcos 5:19-20)
Por: Diego Lisboa

Deixe um comentário